Crossfit x Dieta Citogênica (Por Vinícius Valois) - Qualytá - Pilates e Treinamento Funcional
Método Pilates e sua íntima relação com os músculos estabilizadores
11/04/2017
Turma do Curso Pilates Completo, Parabéns!!!
17/04/2017
Exibir tudo

Crossfit x Dieta Citogênica (Por Vinícius Valois)

Tenho visto algumas postagens de pessoas que fazem dieta cetogênica (quase zero de carbo e alta quantidade de proteína) e praticam crossfit, dizendo que é a combinação ideal.

Primeiramente é preciso saber que a dieta cetogênica foi criada como uma ferramenta para os Americanos, no combate à doenças relacionadas a obesidade. Sim! Ela foi efetiva em reduzir risco cardiovascular; diabetes e até epilepsia, mas e pra você que deseja definição muscular?

O Crossfit é uma atividade de alta intensidade que gasta muito energia, necessitando de carboidrato para uma melhor recuperação.

Tal atividade provoca uma alta produção de radicais livres, que precisam de vitaminas A; C e E. E, para serem removidos. E onde essas vitaminas ficam? Nas frutas e vegetais!

A dieta cetogênica reduz a produção de insulina, que é um dos principais hormônios para o ganho de massa magra assim como reduz a excitação neuronal.

Lembre-se que sem um bom estímulo neuronal, você não conseguirá fazer os movimentos técnicos e complexos que à atividade demanda.

E para finalizar vou falar novamente da Via mTor que é uma das principais vias metabólicas envolvidas no ganho de massa magra.

Não adianta você se entupir de proteína e esquecer o carboidrato, pois a Cetose reduz o funcionamento da Via mTor. Sendo assim, faça uma analise crítica da sua alimentação formule seus objetivos e procure um NUTRICIONISTA que vai passar o que você precisa e não o que esta na moda!

Artigos:

Beyond weight loss: a review of the therapeutic uses of very-low-carbohydrate (ketogenic) diets. Paoli et al 2013.

Ketogenic Diet for Obesity: Friend or Foe? Paoli (2014)

Ketogenic Diets: New Advances for Metabolism-Based Therapies. Kossoff et al (2012).

Aspectos atuais sobre exercício físico, fadiga e nutrição. Rossi & Tirapegui (1999).

The Effect of a Moderately Low and High Carbohydrate Intake on Crossfit Performance. Escobar et al (2016)

Vinícius Valois é Nutricionista Graduado pela Universidade Vila Velha (UVV), pós graduado em nutrição esportiva e suplementação, Educador Físico graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *