Pilates no Tratamento da Lombalgia Crônica - Qualytá - Pilates e Treinamento Funcional
Benefícios do Pilates na prevenção da sarcopenia em Idosos.
19/06/2018
Crioterapia No Pós Operatório de LCA
05/07/2018
Exibir tudo

Pilates no Tratamento da Lombalgia Crônica

Lombalgia crônica caracteriza-se por uma desordem musculoesquelética que acomete 11,9% da população mundial. Tal problema resulta em altos custos ao sistema de saúde e diminuição da produtividade do indivíduo afetado. No Brasil, 10 milhões de pessoas são afetadas por essa afecção.

Anatomicamente, é definida como dor presente na região lombar, persistindo por mais de 12 semanas. Geralmente não é consequência de patologias específicas, mas sim de um conjunto de condições tais como: fatores sócio demográficos (idade), fatores comportamentais (tabagismo e inatividade física) e fatores laborais (movimentos repetitivos, vícios posturais laborais) entre outros.

Existem muitos recursos fisioterapêuticos para tratamento da dor lombar crônica propostos na literatura científica. Porém, os métodos com maiores evidências científica são os baseados em  exercícios físicos.

Tratamentos baseados em exercícios melhoram a força e resistência muscular, resultando na redução e eliminação da dor e incapacidade funcional dos pacientes.

O método Pilates, criado por Joseph Pilates em 1918, destaca-se como um dos métodos cinesioterápicos mais efetivos para tratamento da dor lombar crônica.

O Pilates, caracteriza-se pelo fortalecimento da musculatura corporal global, especialmente os músculos abdominais, chamados de Power house.

O fortalecimento desse conjunto muscular, promove uma melhor estabilização lombo pélvica, reduzindo os níveis de dor na região e eliminando a incapacidade funcional dos pacientes.

Os exercícios propostos pelo método Pilates são cada vem mais utilizados na prática clínica do fisioterapeuta, sendo observado resultados muitos satisfatórios.

Abaixo, apresentamos o link de um artigo científico produzido por pesquisadores do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás com foco na análise da resolutividade dos exercícios que compõem o método Pilates no tratamento da dor lombar crônica. Bons estudos.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2595-31922018000100021&lng=pt&tlng=en

Curso de Pilates de qualidade é na Qualytá cursos

Siga: @qualytacursos

Curta nossa Fanpage: Qualytá cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *